Lucas Satoshi
Analista de Tecnologia
Ciclo 2024
Desde sempre Lucas foi apaixonado pelos estudos, aprendendo desde pequeno conteúdos avançados de ciências e matemática. Ao ingressar nos anos finais do ensino fundamental, o mesmo obteve a oportunidade de participar do Programa de Ensino Integral (PEI) da rede estadual de ensino do estado de São Paulo. Com isso, Lucas desenvolveu diversas atividades extracurriculares, como presidente de Clube Juvenil de Xadrez, representante de turma, membro do Grêmio Estudantil, projetos de mentoria em olimpíadas de conhecimento e consequentemente conquistando medalhas na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e no JEESP - Etapa Regional de Xadrez (Jogos Estudantis do Estado de São Paulo), além de menções honrosas na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas e Privadas).
Porém, Lucas participou do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e foi selecionado pelo seu desempenho acadêmico no Ensino Fundamental para cursar o Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio. Sua passagem pelo IFSP foi importantíssimo para o ramo acadêmico, considerando as diversas conquistas e trabalhos acadêmicos realizados, como a realização de 3 Iniciações Científicas, 2 Projetos de Extensão, participação e apresentação de trabalhos em diversos Congressos Científicos, a publicação de 1 Artigo Científico em revista de iniciação científica, participação em conselhos de campus, das pró-reitorias de ensino, pesquisa e extensão, além do Conselho Superior do IFSP, participação em comissões eleitorais e de desenvolvimento institucional e pedagógica. Lucas também conquistou medalha na OBMEP (Matemática), OBR (Robótica), OGB (Geografia), OBA (Astronomia), ONC (Ciências) e OMIF (Matemática dos Institutos Federais).
Depois de uma intensa experiência no IFSP, devido a pandemia, com as aulas EAD no segundo e terceiro ano do ensino médio, Lucas decidiu seguir a trajetória cursando Engenharia de Computação na UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Porém, ainda interessado pelo movimento estudantil, o mesmo se tornou parte da gestão provisória de fundação do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UNIVESP como Secretário-Geral, participando ativamente de congressos estudantis e lutando pelos direitos dos estudantes EAD. Por fim, Lucas também tem um hobbie e gosto musical aflorado, sendo formado pela Orquestra Sinfônica do Projeto Guri como Percussionista, além da passagem em algumas bandas marciais como chefe de naipe de percussão e integrando atualmente o quadro de percussionistas da Orquestra de Metais e Percussão de Presidente Prudente (OMP3).




